domingo, 10 de fevereiro de 2013

Resenha: TV Xuxa especial de Carnaval (09/02/2013)



Caso esse programa fosse analisado sem ter conhecimento do contexto em que ele está inserido, ele seria injustiçado. O 2º especial de carnaval do TV Xuxa de 2013 não era para existir. Após o episódio traumático ocorrido em 2012 (um programa especial para a data foi gravado, mas não foi exibido na TV, apenas trechos do mesmo foram colocados no site do programa), Mário Meirelles e sua equipe foram precavidas e gravaram um “pré-carnaval” para exibir na semana anterior à folia e não gravaram nenhuma edição para o sábado da festa do Momo. No entanto, há poucos dias foi verificado que apenas poucos estados teriam a rodada dos campeonatos estaduais (motivo do programa ter sido limado ano passado), e por decisão da Globo, nos outros estados passaria o TV Xuxa. Com isso, a produção teria quatro opções: reprise de um programa (seria interessante exibir novamente o anos 80, por exemplo), passar o programa gravado originalmente para a semana seguinte, enfim passar o especial de carnaval do ano passado ou gravar um novo especial. Acredito que as duas primeiras opções foram logo descartadas, pois os dias de folia são muito marcantes para o país e deixar o programa alienado a isso seria de certa forma um risco. A 3º opção, apesar de ser a mais querida entre os fãs, que até hoje não se conformam com o ocorrido, deve ter sido descartada, pois não deixa de ser uma “reprise” (apesar de não ter sido colocado na íntegra no site, boa parte do programa foi disponibilizado). Sobrando a 4º opção, coube a equipe correr contra o tempo para fazer um programa especial. E por conta disso, apesar da boa vontade, não faltou tropeços e improvisações.



A começar pelos convidados musicais: Sorriso Maroto e Diogo Nogueira, num primeiro momento não parecem ter a “cara do carnaval”, no entanto provavelmente outras atrações mais adequadas já estavam com a agenda lotada (o programa foi gravado na última terça-feira, dia 05/02). Apesar disso, os convidados se mostraram um acerto, animaram o público e passaram o clima de carnaval aos telespectadores. Porém, o problema é que o programa praticamente se limitou às duas atrações musicais (tiveram apenas mais outros dois quadros curtos). Interessante constatar o contraste entre a edição de ontem se for colocada ao lado de uma edição de 2008, por exemplo, que tinha, entre quadros grandes e pequenos em torno de seis a oito quadros. Se há cinco anos, a grande reclamação eram os cortes bruscos, na edição do dia 09/02 uns bons cortes seriam bem vindos. Chegou um momento em que os dois cantores não sabiam mais o que cantar, tendo que apelar para repertório de outros grupos, como o Revelação. 



Outro ponto negativo foi o fato do vocalista do Sorriso Maroto ter errado a letra de Ilariê. Sabendo que iria num programa de carnaval e que cantaria músicas que não eram suas, o mínimo que ele deveria ter feito é repassar as letras que fariam parte de sua apresentação. Pelo menos pouparia o “mico”. Em suma, a duração exagerada dos musicais dos dois tornou o programa cansativo. Se pelo menos tivesse tido outras atrações musicais, provavelmente isso não aconteceria.



Houve dois grandes destaques nesse programa: um deles foi a alegria da Xuxa, que deixou transparecer para o público. Desde que a Rainha dos Baixinhos começou a namorar o ator Junno Andrade, a apresentadora aparenta estar muito mais feliz e motivada. Ao chamar o “Segredos de Beleza”, ela fala indiretamente sobre o namoro, ao dizer que não tem jeito, ela abre as portas de sua casa e de sua vida para o público. Sem dúvidas, a grande qualidade da Xuxa é a sua relação verdadeira e transparente para com os seus fãs. Outro destaque foi a volta do “Tô na Xuxa”, quase na sua versão original. No entanto, acredito que a volta dele foi no “desespero”, pois como o programa estava vazio, precisava de uma ideia simples e barata para pelo menos preenchê-lo um pouco. Uma das criações mais geniais da era TV Xuxa, o quadro agrada tanto a apresentadora quanto o seu público e nunca devia ter saído do programa ou se transformado no “show de talentos sério” em que ele virou em 2011. Ajudou a passar para o público toda a alegria que o carnaval representa. No início do 3º bloco, foi dado um prêmio para quem dançava mais animado. Um “concurso” também de caráter improvisado, tem a cara dos especiais de carnaval e ano novo do Xou da Xuxa, onde sempre tinha esse tipo de brincadeira. 



No programa também teve o quadro “Segredos de Beleza”, outra regresso desse ano. O quadro continua com a mesma força de 2009, sendo rápido e agregando leveza e certa informação ao programa.



Nesse programa mais uma vez foi exibido um trailer do TV Xuxa Verão que finalmente foi anunciado que vai estrear na próxima semana. É a grande aposta do programa, uma superprodução, muito aguardada pelos fãs. No entanto, paira uma dúvida: o que seria melhor: exibi-lo como um quadro a partir do dia 16/02 ou mantê-lo como edições solo a partir de março? O resultado dessa mistura, o quanto ela impactará em audiência poderá definir o destino do TV Xuxa. Torcemos para que dê tudo certo e para que faça muito sucesso!

Nenhum comentário: